sábado, 15 de outubro de 2011

O Dia do Professor - Texto de Arlete Deretti Fernandes



O Dia do Professor - Texto de Arlete Deretti Fernandes
«Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina.»
Henry Adams - Historiador americano

Recordo de tempos passados em que o professor era considerado um educador, altamente respeitado na comunidade onde atuava, embora tivesse salários muito baixos, questão esta que vem de muito longe e que até hoje é causa da migração para outras profissões.

Durante anos seguidos fui professora no Estado de Santa Catarina, atuando em várias áreas do magistério. Testemunhei durante este tempo as condições se tornando cada vez mais difíceis para este profissional.

Sabemos o quanto se dedica um professor no preparo de aulas, dormindo pouco muitas vezes por ficar organizando conteúdos, provas, e corrigindo trabalhos de alunos noite a dentro. A carga horária é grande e muitos sentem a necessidade de dar muitas aulas para ganhar um pouco melhor. As salas estão cheias de alunos.

Mesmo com todas as dificuldades acabamos dedicando um carinho e amizade especiais a nossos alunos. Lembro da paciência e do afeto das professoras das séries iniciais, que com todo cuidado ensinam as primeiras letras. Atuam como mães.



Sem comentários:

Enviar um comentário