sábado, 22 de outubro de 2011

O Grito do Galo - Crónica de São Tomé



O Grito do Galo - Crónica de São Tomé
Quem são os culpados da situação alarmante em que mergulhou o nosso país? A conjuntura internacional? Talvez em parte; mas, o verdadeiro mal, não entrou por aí.
Foram passos mal dados, desde o 25 de Abril de 1974, com os sucessivos desmandos de todos os governos desde então. Esses sim: são os verdadeiros culpados da precária situação em que o país se encontra.

Todos fizeram maus governos, foram coniventes com a alta corrupção. Eles quiseram monopolizar a economia, deixando os seus ministros criarem empresas fantasmas para açambarcarem os fundos da CEE, destinados ao desenvolvimento de novos projectos.

Empresas particulares que se candidatassem a esses fundos, os seus projectos ou não eram aprovados ou ficavam esquecidos nas gavetas dos analistas dos gabinetes governamentais, para não concorrerem com as suas propostas, sempre super - valorizadas no acto da adjudicação, sem contar com os posteriores desvios, duplicando ou triplicando o valor inicial de cada projecto.

E a Segurança Social, desfalcada pelos constantes subsídios atribuídos àqueles que nada produzem? E a imigração ilegal, com o envio de remessas para os seus países de origem, sem fazerem quaisquer descontos? São divisas que saem, sem retorno...
Portugal é um país à beira do abismo!

Com uma justiça cega, branda e morosa, com leis obsoletas e inadequadas para as fronteiras abertas. Com marginais à solta – a insegurança e o medo batem cada vez mais à porta do pacato e honesto cidadão.

Quem irá responsabilizar os verdadeiros culpados a coberto da imunidade parlamentar?
Quem é que os vai obrigar a devolver ao país, tudo o que nos tiraram indevidamente ou ilegalmente?..



 

Sem comentários:

Enviar um comentário