quinta-feira, 20 de outubro de 2011

São Paulo em Minicontos - ATO PRIMEIRO - Fuzuê no Buzão - Figura Central -



São Paulo em Minicontos - ATO PRIMEIRO - Fuzuê no Buzão - Figura Central -  

ATO PRIMEIRO

Em São Paulo, tudo é possível! Se existe, está na 25 de Março! Foi lá, na 25, que dona Maria encontrou a tal fantasia de «oncinha»...
Na Ipiranga, altura da República, estirado na calçada, um corpo que é só coro e osso: Corpo Semimorto, pois a vida, impiedosa, não lhe concede distanciamento da morte: Na calçada da Ipiranga, uma mulher jogada ao chão, irritadíssima, coça a cabeça, cujo cabelo agora é uma espécie de escultura que aponta para o céu, pedindo-lhe socorro certamente!
No Terminal Bandeiras, num estado quase terminal, outra mulher com duas longas e brancas tranças jaz na escada que dá acesso à Rua Maria Paula. Sempre sentada na escada: Agora, as pernas lhe são muito pesadas: Trombose! As unhas, sempre pintadas de branco! Quem as pinta?! Certamente, ela mesma! E por que prefere a cor branca para suas unhas?!
Como pode uma mulher, uma mulher muito doente, morar na escada de um Terminal de Ônibus! Meu Deus, por que a vida é tão implacável com uns?!

Fuzuê no Buzão

O ônibus «Campo Limpo - Praça Ramos» é a única linha que liga o bairro do Campo Limpo ao centro da cidade, de modo que este só anda hiperlotado.
A bem da verdade, há outra linha: O Terminal Bandeira, mas esse dá o maior «rolê» pelo Morumbi e quando chega à Cidade Jardim/Nove de Julho para acessar o «corredor», o trânsito dá um nó: «nó cego», e aí, haja paciência!
Sendo assim, todos preferem a linha Campo Limpo - Praça Ramos, que segue em relativa tranquilidade pelo corredor Francisco Morato -Rebouças - Consolação, porém cheio até a tampa: Lotadíssimo! Para quem gosta de «calor-humano»” é uma «viagem» inesquecível!
Volta e meia, rolam homéricos «bate-bocas» entre os passageiros mais estressados. O motivo mais corriqueiro para os tais «arranca-rabos» são os «jovens passageiros» que, sem cerimônia alguma, ocupam os assentos destinados aos «passageiros especiais» - despertando, assim, a fúria dos «politicamente corretos». Depois de muitos insultos, os assentos são cedidos aos «passageiros especiais». Um Brinde à Cidadania!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário