sábado, 29 de outubro de 2011

Coluna de Marizete Furbino - Excelência em Gestão! - Por Adm. Marizete Furbino



Coluna de Marizete Furbino - Excelência em Gestão! - Por Adm. Marizete Furbino

«Se você ainda quer que as coisas permaneçam como estão, já está na hora de você mudar de opinião!». (Giuseppe di Lampedusa)

A empresa que se preocupa com a excelência em sua gestão «não dorme com os olhos dos outros», pois possui uma visão que norteia e direciona todo o processo organizacional, que é a visão de futuro.
Assim, além de pensar e um repensar de toda a gestão, enxerga oportunidades, são pró-ativas, se antevendo aos fatos, traçando estratégias, se envolvendo e comprometendo com a gestão de forma a vislumbrar e a atuar em prol de um futuro melhor, garantindo desta forma não somente sua perpetuação, mas sua solidez no mercado.

Conceber a empresa com uma visão sistêmica, de forma a implementar parceria, cooperação e colaboração junto ao ambiente interno e externo, contribui bastante para que a empresa alcance a excelência e faça seu diferencial no mercado; assim, torna-se imprescindível enxergar a empresa como um ser humano, que além de viva e atuante, funcione de forma integrada, interagida e interligada, de modo que todos os envolvidos realizem de fato parcerias, cooperação e colaboração. é através de um verdadeiro trabalho em equipe e da soma, que existirá maior interação, cooperação, colaboração, e como resultado do trabalho coletivo, a excelência será naturalmente alcançada.

Neste sentido, conceber a idéia de que as pessoas são os pilares ou esteios que sustentam uma organização é de suma importância quando se fala em excelência em gestão. Assim, enxergar o colaborador como o maior patrimônio da empresa é fator sine qua non para alcançar a excelência na gestão; assim, a gestão deverá se basear em compartilhamento de poder, confiança, negociação, reciprocidade, compromisso e envolvimento. é preciso que a empresa «aposte todas as fichas» em seus colaboradores, reconhecendo-os como sendo um patrimônio intangível valioso, e que somente através da participação efetiva dos mesmos é que conseguirá alcançar a tão almejada excelência.


Sem comentários:

Enviar um comentário