sábado, 1 de outubro de 2011

COLUNA DE TOM COELHO - Neocompetência - Uma nova abordagem para o sucesso profissional



COLUNA DE TOM COELHO - Neocompetência - Uma nova abordagem para o sucesso profissional

Seja para construir uma carreira de sucesso ou para encontrar sua vocação e seguir uma missão, ser competente é um pré-requisito básico.
A mais difundida definição para competências foi formulada por Scott B. Parry, em sua obra «The quest for competencies», de 1996, em que ele diz:

«Competências é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados, que afeta a maior parte de uma tarefa (papel ou responsabilidade), correlacionado à performance, que pode ser medido a partir de parâmetros bem -aceitos, e que pode ser melhorado através de treinamento e desenvolvimento».

Esse conceito ficou registrado no mundo acadêmico e corporativo como a Regra do CHA.
O «C» representa o conhecimento, o saber adquirido. E é o processo de instrução e envolve formação, escolaridade, autodidatismo, leituras, cursos e treinamentos realizados.

O «H» significa habilidade, o saber fazer. Trata-se da capacidade de produzir a partir do conhecimento adquirido e diz respeito a ações práticas como analisar, interpretar, compreender, julgar, planejar, administrar, comunicar, entre tantas outras. Mediante treino, repetição e prática constante, as habilidades podem ser desenvolvidas e lapidadas.

O «A» constitui a atitude, o querer fazer. A decisão consciente e emocional de agir diante dos fatos, com proatividade e assertividade. Atitudes são constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude é formada por três componentes: cognição, afeto e comportamento.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário