domingo, 23 de outubro de 2011

Três textos de Varenka de Fátima Araújo - O rapaz do sapato grande; De olho na literatura; O menino Africano



Três textos de Varenka de Fátima Araújo - O rapaz do sapato grande; De olho na literatura; O menino Africano

O rapaz do sapato grande

Lili estava esperando um senhor cego que vende vassouras, ele desce a rua Carlos Gomes com vassouras fabricadas por ele, aprendeu este ofício antes de ficar cego, numa noite de sexta-feira, foi a pressão do olho que subira repentinamente, não falou mais sobre a perda da visão, com suas mãos e as pontas dos dedos passou a ver o mundo. Para sustentar sua família, vende suas vassouras na rua ,desce por uma e sobe a Avenida Sete.

De olho na literatura

Tudo começou nesta terrinha. Tem gente que respeita o trabalho, a cama é sagrada para fazer amor. Teve em cada época sua revolta. Passeatas, passeatas, passeatas.
Hoje,14 de novembro um novo marco. Uma passeata da literatura, crianças das escolas da periferia acenando com as mãos, portando cartazes com poesias, com retratos dos poetas: Castro Alves, Jorge Amado e outros ilustres poetas contemporâneos declamando, outros radiantes dando entrevistas.

O menino Africano

No chão batido da rua. Imagens multicoloridas, de homens e mulheres de cor, vestidos de vermelho e verde, amarelo e azul, lilás e verde, vinho, magente e verde sua pele negra serve de fundo de tela, todas as cores combinam com negro. Repetidamente um redemoinho, quando passa a poeira, tudo normal.
A feira tem verduras e frutas, carne, e o prato do dia é o que oferecem os africanos de uma certa cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário