quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Divisão inexata - Crónica de Haroldo P. Barboza



Divisão inexata - Crónica de Haroldo P. Barboza

Esta polêmica sobre dividir lucros da exploração do pré-sal entre Estados produtores e os não produtores pode ser resumida com a seguinte pergunta:
Quando Amazonas produzia (ainda produz?) borracha dividia os lucros com os demais?
Quando ocorrer vazamentos de óleo em nossas terras os demais aceitarão «dividir» a sujeira?

Na verdade os «palermas elementares» desejam ganhar votos em seus Estados e fazer o dinheiro escoar por vários canais para facilitar a evasão.

Quem se guia a favor de tal divisão acha justo que um filho seu estude até 2 horas da madrugada para tirar 9 numa prova e divida sua nota com um colega que foi à praia e tirou ZERO?

Esta prática eleitoreira nos levou a conviver com as famosas (e demagógicas) «bolsas-malandragens» que levaram milhões de necessitados a deixar de procurar emprego!

O que deve ser dividido não é o resultado de uma produção. O que deve ser repartido é o CONHECIMENTO. Quem aprender, estudar, se dedicar e tiver criatividade, a partir do que absorver terá condições de produzir a ponto de lucrar bem.

Depois de aposentado dei aulas de Informática básica para mais de 100 pessoas. Algumas destas evoluíram tanto que já estão me repassando conhecimentos que eu só conhecia o título.





Sem comentários:

Enviar um comentário