domingo, 9 de outubro de 2011

No tempo da apanha da azeitona - Por Arlete Piedade



No tempo da apanha da azeitona  - Por Arlete Piedade
 
 A partir desta altura, do início do Outono, começavam-se a apanhar as azeitonas, quando eu era criança e adolescente. Azeitonas para os leitores que nos acessam das latitudes mais a sul, são os frutos das oliveiras, dos quais se extrai o azeite, também chamado de óleo de oliva.

 Na aldeia onde nasci e vivi até vir para a cidade, bem como em vastas regiões de Portugal, os olivais, ocupam grande parte dos terrenos agrícolas, mesmo que nessa altura se cultivassem as terras entre as oliveiras, com outras culturas, como trigo e outro cereais e leguminosas.

 Não é de admirar, pois quem tivesse azeite para o tempero das comidas, trigo, para a farinha para o pão, feijão e grão, legumes que se guardavam secos, para as sopas e também os pratos mais substanciais, como feijoadas e grãozadas, animais domésticos, como porcos, galinhas e coelhos, cultivasse batatas e hortas durante o verão, tinha praticamente o sustento da família assegurado.

A época das colheitas, iniciava-se pois em Junho ou Julho, com a ceifa do trigo e encerrava-se em Novembro-Dezembro, com a apanha da azeitona.
 No tempo em que eu era criança e adolescente, eram as famílias que faziam as suas próprias culturas e colheitas, o pai a mãe e os filhos tinham que ajudar desde pequenos.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário