sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Minha Primeira Mestra - Texto de Arlete Deretti Fernandes



Minha Primeira Mestra - Texto de Arlete Deretti Fernandes              

«Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes» Gabriel Chalita

Lembro-me com carinho de sua mão firme segurando minha mãozinha de criança e conduzindo-me pelo caminho das primeiras letras. Fazia-o com muito afeto, o que me fez despertar o gosto pela profissão.
Despertou em mim muito cedo o prazer pela leitura. Tive contato precoce com dois autores, livros estes que guardo comigo até hoje:
 Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato.
 Aventuras No Mundo da Saúde, de Erico Veríssimo.

Matriculada na escola, fui admitida no segundo ano primário, pois já sabia ler, escrever e fazer as operações aritméticas.
 Minha primeira professora, quando ainda ensinava em sua escola, o que fez durante muitos anos, fazia-o por amar a profissão e ao ser humano.

Contava-me fatos ocorridos com seus alunos, alguns emocionantes e outros cômicos.
 Havia naquele tempo o Inspetor Escolar, profissional que passava de surpresa nas escolas para «examinar» os alunos em todas as disciplinas e com muito rigor .


Sem comentários:

Enviar um comentário