sexta-feira, 4 de novembro de 2011

José Varzeano - Os meus onze anos de Festas de Alcoutim



José Varzeano - Os meus onze anos de Festas de Alcoutim 

Depois de ter deixado passar todo o badalar dos ditos 60 ANOS das Festas de Alcoutim, pouco interessa que sejam 61, 62 ou 63 e que algum eco teve neste espaço, penso ser a altura de dizer alguma coisa sobre o assunto, sobretudo, durante o período de 1967/77.

Ainda que já tenha abordado especificamente muitos assuntos referentes a todo o concelho em livro, na imprensa regional e principalmente neste espaço, nunca abordei o tema das Festas de Alcoutim, a não ser numa leve referência a pp 117 e 118 do meu trabalho, Alcoutim – Capital do Nordeste Algarvio (Subsídios para uma monografia), 1985.

Fi-lo através da informação oral transmitida, que como se sabe é muito falível. Se até a escrita por vezes o é, como já tenho verificado, pois por vezes falam-se em alhos e escrevem-se bugalhos!

Pouco depois da publicação daquele livro, recebi uma carta do alcoutenejo Eng. Gaspar Santos onde além de me agradecer o trabalho desenvolvido teve a amabilidade de apontar com minúcia algumas falhas por ele notadas, o que anotei e muito lhe agradeci. Foi dos únicos alcoutenejos que o fizeram. O maior volume de mensagens (escritas) recebidas é de não alcoutenenses.

Nesta altura sou alertado pelo Amigo Gaspar Santos para o facto das Festas de Alcoutim terem sido criadas pelos jovens que constituíam o Grupo Desportivo de Alcoutim liderado por Fernando Lopes Dias.

Quando me foi possível consultar a pouca documentação do Grupo Desportivo e que veio a dar origem à publicação de um pequeno opúsculo, encontrei efectivamente dados claros que confirmam o que aquele amigo nos tinha informado.



Sem comentários:

Enviar um comentário