domingo, 6 de novembro de 2011

CARTAS DA EUROPA - Por Dulce Rodrigues (Suiça) - Belezas da Suíça – o Jungfraujoch



CARTAS DA EUROPA  - Por Dulce Rodrigues (Bélgica) - Belezas da Suíça – o Jungfraujoch

Este ano, contrariamente ao que tem acontecido nos últimos tempos, não fiz nenhuma viagem a países longínquos. Tenho ficado pela nossa velha Europa – um pouco pelo nosso belíssimo Portugal, uma ou outra escapadela de fim-de-semana ou uma simples ida e volta no mesmo dia a Londres, Paris ou Bruxelas para ver uma exposição. As idas ao Luxemburgo não contam, porque fica aqui ao lado.

Mas, mesmo assim, tinha de passar alguns dias de malas na mão. Esses dias foram o presente de aniversário que os meus filhos me ofereceram este ano: um pequeno circuito em comboio – adoro viajar de comboio – através de alguns sítios lindíssimos da Suíça.

A Suíça é um grande pequeno país que sempre me encantou . Um terço do tamanho de Portugal, a Suíça apresenta, tal como o meu belo país, todos os tipos de paisagem – só não tem praias marítimas, mas sabe aproveitar com qualidade e harmonia as praias fluviais junto aos lagos; e estes, em contrapartida, não temos nós.

O meu pequeno circuito turístico começava em Montreux e terminava em Lucerna. O principal circuito da chamada linha «Goldenpass». Mas, o meu circuito turístico incluía também uma excursão ao Jungraujoch, a estação de comboios mais elevada da Europa – 3,454 m de altitude – sítio normalmente conhecido em literatura turística como o cume da Europa.







Sem comentários:

Enviar um comentário