sábado, 12 de novembro de 2011

Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Histórias de Bia - Conto de Maria Petronilho



Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Histórias de Bia - Conto de Maria Petronilho

Aos seis anos, Bia já lia e escrevia sem erros.
 Aprendera não se sabe como, ao mesmo tempo que aprendera a fazer laços com os atacadores dos sapatos, a abotoar os colchetes da saia, a fazer bonecas de trapos. é muito fácil fazer bonecas.

 Podem ter ou não ter esqueleto, depende do tamanho e este depende dos trapos que o acaso nos deixa à mão de semear. Reúnem-se os trapos e escolhem-se os tecidos para o corpo e para o vestuário.
 Para as bonecas pequenas, bastam fios, até linhas servem, se se enrolarem bastante. Se a boneca for grande, tem de ter esqueleto, ou seja, uma armação, em cruz feita com dois pauzinhos.

Começa-se por uma bolinha: pode ser de pano, de pão, de algodão... se a gente tiver um berlinde (bola de gude) então... very, very good! Ata-se bem apertado, em espiral, para fazer o pescoço.
 Faz-se um rolinho de tecido e coloca-se na horizontal, ajeitando o tecido de modo a que fiquem a descoberto dois pedaços de cada lado. Nas bonecas com esqueleto, envolvem-se os braços de pau em tiras de tecido e no fim dos braços cozem-se as pontas com pontinhos miúdos, a fazer de mãos.
 Na vertical, isto é que requer alguma habilidade, colocam-se outros dois rolinhos: as pernas. Se se tiver um trapo com que se faça um rolo fino e comprido o suficiente para se dobrar em ângulo... então é facílimo!

 ... Mas é preciso ter muita sorte... As mulheres aproveitam esses pedaços para fazer remendos. Se a boneca tiver esqueleto tem de se ter muito cuidado, colocando um outro pauzinho do mesmo tamanho, de modo a que a boneca não pereça coxa.

Ata-se muito bem a cintura. Depois é só fazer a roupa!
 Cruza-se uma tira a fazer de blusa e coze-se dos lados. E com um trapézio do mesmo ou de outro tecido, talha-se a saia.






Sem comentários:

Enviar um comentário