domingo, 6 de novembro de 2011

Poética de Ilona Bastos - A ESCRITA EM MIM; FELICIDADE; PINTURAS FOTOGRAFICAS; ESCREVER OU NAO ESCREVER



Poética de Ilona Bastos - A ESCRITA EM MIM; FELICIDADE; PINTURAS FOTOGRAFICAS; ESCREVER OU NAO ESCREVER
 
A ESCRITA EM MIM

 Poderia não ter dito o que disse, nem escrito o que escrevi. Mas como discernir, em cada momento, o que deve ser dito ou escrito, quando é esta voz (pelos outros inaudível) que se expressa, que inicia, sem avisos, o seu discurso interior?
 Também eu sou apanhada de surpresa, por vezes. Também eu me espanto com estas afirmações equívocas, ou dúvidas descabidas.

FELICIDADE
 
 Uma vez mais posso concentrar-me apenas no verde e nos caracóis brilhantes dos pinheiros, pairando encosta acima, até tocar o azul dos céus.
 Não descerá, então, o meu olhar, do luminoso aveludado da erva que a chuva alimentou e o sol torna reluzente.

PINTURAS FOTOGRAFICAS
 
 Estas pinturas fotográficas não me deixam. Obsessivamente me atraem com novos tons, novas texturas, novas formas.
 Pela rua caminhando, cada folha descida de uma árvore, cada flor silvestre acenando da borda de um canteiro ou nascida nos interstícios da muralha de pedra, me atraem. Sinto serem muito mais que a minúscula mancha esverdeada, que a acenante corola recortada.

ESCREVER OU NAO ESCREVER
 
 Ontem à noite, já muito tarde, pouco antes de me deitar, decidi: amanhã vou recomeçar a escrever.
 Uma voz mais fraca, ainda que gentil, sussurrou: mas é precisa inspiração, ou escreverás textos sem qualquer valor.
 E fui para a cama a ponderar, a discorrer sobre o valor de escrever textos desinspirados.


Leia este tema completo a partir de 7/11/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário