sábado, 26 de novembro de 2011

«SOBRE A GEOGRAFIA MODERNA» - De Joseph António da Silva Rego - Publicada em M. DCC. LXXX.- Publicado por Carlos A.N. Rodrigues em 25 / 11 / 2011 em Talentos à Solta (Facebook)



«SOBRE A GEOGRAFIA MODERNA» - De Joseph António da Silva Rego - Publicada em M. DCC. LXXX.-  Publicado por Carlos A.N. Rodrigues em 25 / 11 / 2011 em Talentos à Solta (Facebook)

Era inevitável. Quando a nebulosa me começa a embrumar a massa cinzenta, tenho de mergulhar no mais profundo de nós, limpar o pó das estantes e entre folhas Outonais procurar na Arqueologia dos pensamentos esquecidos a lagoa serena das Tautologias, com respostas implícitas nas perguntas.

Qualquer coisa simples, clara, tão fácil de desmistificar, como uma frase onde o Predicado diga o mesmo que o Sujeito.

Estou farto de pensar, tenho de me deixar disso, a História que pense por mim, quero tudo bem explicadinho, na palma da mão, como reguadas à antiga ou orelhas de burro, para eu perceber melhor que, pelo menos isso já não deve acontecer, como aconteceu.

Por isso esta manhã, ainda sobre a pressão dos acontecimentos do dia anterior e falho de inspiração poética, mergulhei num livro de bolso com capa de camuflado castanho e flores douradas , relíquia familiar de um saber antigo, delicioso e terrível, donde anoto e sorvo do sangue a inocência do tempo.

Foi a primeira Geografia publicada no nosso País, cinco anos após o terramoto de 1755 e é cientificamente o meu Livro Sagrado, no que respeita ao poder de recuperação do Luso e o seu comportamento perante a adversidade. Cinco anos após a tragédia, já recomeçara a cultivar Artes sobre os caboucos e construía ruas paralelas na Baixa Pombalina, como novas formas de vida.

Deste livrinho quase de bolso, donde, a esmo, destacarei uns quantos parágrafos com a Ortografia do tempo, lamentando que o computador não me consiga reproduzir os « ésses» que parecem «éfes» dos primitivos linótipos com que foi impressa, na Offic. Patriarc. De Francisco Luiz Ameno, Com licença da Real Meza Censoria , incluindo: « Um Tratado da Esfera, e Globo Terrestre: ornada de várias passagens da História Natural, Política e Commerciante. «assim como» Taboadas das Longitudes, e Latitudes, das principais Cidades, Villas, Portos, Cabos e Ilhas do Mundo: e no fim de toda a Obra, outra Alfabética dos nomes dos Lugares compreendidos nesta Geografia».


 

Sem comentários:

Enviar um comentário