domingo, 27 de novembro de 2011

O FADO - DESDE FATALIDADE A PATRIMONIO IMATERIAL DA HUMANIDADE - Por Arlete Piedade



O FADO - DESDE FATALIDADE A PATRIMONIO IMATERIAL DA HUMANIDADE - Por Arlete Piedade 

Existem muitos estudos que têm como objectivo tentar descobrir as possíveis origens do fado: - Há quem afirme que o fado terá nascido a partir das cantigas dos marinheiros e que, portanto, o fado seja uma criação verdadeiramente portuguesa, representando uma expressão da voz do povo lisboeta.

Há outros investigadores que afirmam o fado ter evoluído a partir das cantigas medievais e provençais. Outros dizem que o fado se gerou a partir dos dolentes cânticos do povo árabe, residente na península desde o século VIII.

Outras teorias apontam para a origem nascida sob a forma dos cantares de intermédio entre as danças afro-brasileiras. Mas a verdade deve ser composta de uma mescla de todas as teorias e o fado continua a evoluir como género musical e forma de expressão do sentir de um povo: - O nosso, o português!

Talvez seja esta fatalidade herdada do sentimento do fado que nos está entranhada na alma e nos faz aceitar resignados o nosso destino! - Até quando? é que tal como o fado evoluiu e se integra na «aldeia global», aceitando novas influências, também o nosso sentimento como povo, se vai alterando conforme a História contemporânea acontece sob os nossos olhares.

A Primavera árabe, a crise económica internacional, a derrocada do euro e o que vier a seguir...não somos só fatalistas! Eu acredito! Temos que, cada vez mais aprender a ser senhores do nosso destino!

Em Agosto de 2010, escrevi um extenso artigo para o Jornal Raizonline, sobre as origens e evolução do fado, apresentando a carreira de algumas fadistas como representativas da sua evolução enquanto canção nacional fatalista, até á sua internacionalização e globalização, que agora está a ser republicada, (Ver abaixo os redireccionamentos)  porque desde aí, foi apresentada a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade, e acaba de ser conhecida a decisão final:

O Fado é desde agora Património Imaterial da Humanidade!


Leia este tema completo a partir de 28/11/2011


Sem comentários:

Enviar um comentário