sábado, 12 de novembro de 2011

Ivone Boechat - INVEJA



Ivone Boechat - INVEJA
Foi por inveja que a primeira família que se tem notícia foi parar na manchete policial do Eden. é um poderoso vírus que desarmoniza o cérebro e o homem pode perder o rumo de sua história, se não souber usar, desde muito cedo, o antivírus da educação.

Na coleção de ensinamentos do livro da sabedoria, em Provérbios 14:30, há uma advertência: «O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos». Os ossos do invejoso não são resistentes. O invejoso não pára em pé, tropeça o tempo todo no sucesso dos outros!

Segundo o dicionário Aurélio, «A inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio».

Como educar para administrar a inveja? A inveja atua no ramo das paixões. As paixões desnorteiam. Segundo Crabb «O ciúme teme perder o que possui; a inveja sofre ao ver o outro possuir o que quer para si».
Já a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) diz que «As origens da inveja derivam da agressão constitucional». O ser humano traz no seu kit de sobrevivência fatores de enfraquecimento da self. São os chamados pontos fracos. Preciso é aprender a administrá-los. Klein diferenciou inveja, ganância e ciúme como manifestações do instinto agressivo.



Sem comentários:

Enviar um comentário