domingo, 27 de novembro de 2011

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Caracteres peculiares da psicologia humana - (Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL)



Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Caracteres peculiares da psicologia humana - (Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL)

Uma das razões pelas quais o homem sente, cada dia com maior intensidade, a necessidade de mudar sua vida é a contínua prova a que o submete a adversidade. é para ele sinceramente incompreensível que ela o golpeie sem cessar, e que todas as coisas, mesmo aquelas em que põe seu melhor empenho, lhe saiam mal. Quer mudar de vida, de ambiente e também de fisionomia, pois às vezes lhe parece que até a expressão de seu rosto é pouco simpática aos demais.

 Esse desejo do homem, ardente em muitos, jamais se realiza, porque este pensa que tudo deve ser feito instantânea e simultaneamente. Se passasse de um mundo para outro onde ninguém o conhecesse, isso seria fácil; mas, como todos permanecem no mesmo, torna-se difícil, para quem tenta reformar-se, desaparecer como tal da vista dos demais.

 Não obstante, sempre se tentou, de diversos modos e com distintos métodos, fazer essas mudanças, alcançando como resultado, mercê de ridículas posturas, o mais completo descrédito. Ninguém se convencerá de que um caráter, uma conduta e um modo de ser mudaram fundamentalmente pelo simples fato de se dizer isso. é necessário demonstrá-lo. E aí reside a dificuldade.

 No calor do entusiasmo para cumprir tal objetivo, o ser se esforça para parecer diferente do que é e se surpreende se os demais não o notam e nem sequer reparam nele. Isso o perturba, o exaspera, e se ressente com os que não o vêem como ele gostaria.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário