sábado, 21 de janeiro de 2012

Legado Português - Maria de Guiomar - Por José Gomes Martins (Tailândia)



Legado Português - Maria de Guiomar - Por José Gomes Martins (Tailândia)

Filha de mãe japonesa e de pai português. De tenra idade, órfã dos progenitores, chega ao antigo Reino de Sião com os avós. Cristãos perseguidos e seguidores da doutrina de Francisco Xavier que de 1549 a 1552 lançou a semente nas terras do Sol Nascente. O catolicismo no Japão vinga nos primeiros anos, porém, em 1587, o Imperador Toyotomit, decretou a expulsão de todos os missionários. Os católicos japoneses que aderiram à fé de Xavier sofreram barbáries, perseguições ordenadas pelo Imperador.

Com espontaneidade o cristianismo floresce no Japão, rapidamente, cria milhares de simpatizantes.
O Imperador, apercebeu-se, que a implantação de uma nova crença, importada do ocidente, no seu império, lhe traria inconveniências políticas. Pretende, também, fazer reviver o espírito feudalista e nacionalista no Japão. Proíbe a conversão de novos adeptos fossem eles, japoneses ou estrangeiros.

A prática do culto é realizada às escondidas, em caves e em modos incrivelmente sofisticados. Os samurais de Toyotomit perseguem os cristãos e o gume de suas espadas não perdoa os praticantes e os suspeitos cristãos. Entretanto Toyotomit não consegue moderar a perseguição e acalmar a sua ira contra a religião católica.

Massacres continuados, os fieis que conseguiram escapar abandonam o Japão em juncos para se juntarem a outras comunidades católicas na Asia ocidental, onde os missionários do Padroado Português do Oriente já tinham convertido muitas almas e desenvolvido extensos núcleos de cristandade. Uma comunidade que acolheu muitos desses perseguidos foi a Aldeia dos Portugueses (Bangue Portuguete) em Ayuthaya, capital do Reino do Sião.

A paróquia dos Dominicanos crescia, junto à margem do rio Chao Prya, desde a fundação em 1540 e, muito provável que no final do século XVI, a aldeia tivesse formada uma comunidade de duas mil almas ,composta de homens portugueses, suas mulheres tailandesas e seus filhos luso/descendentes.



Sem comentários:

Enviar um comentário