domingo, 8 de janeiro de 2012

Chacrinha buzinava melhor. - Crónica de Haroldo P. Barboza



Chacrinha buzinava melhor. - Crónica de Haroldo P. Barboza 

Em meados de 2011 o Japão foi envolvido por um forte terremoto. Já em dezembro do mesmo ano mais de 90% das localidades afetadas tinham sido desobstruídas, limpas e reconstruídas. Processo conduzido por governantes que aplicam corretamente os impostos arrecadados. Como no mundo não existe «santo» nas esferas governamentais, podemos supor que uns 2,5% devem ser discretamente desviados.

Mas os meliantes são condenados quando apanhados.

 Na região serrana do Rio (Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e adjacências) em janeiro de 2011 aconteceram fortes chuvas que mataram quase 1500 pessoas (as estatísticas só registram 900) e destruíram casas e as estruturas em volta. Muito parecido com o que já havia acontecido antes em Santa Catarina e morro do Bumba em Niterói.

Em janeiro de 2012 novas chuvas voltam a castigar o RJ causando perigosos problemas similares (em menor escala) na região ainda não recuperada. Se ocorrerem muitas perdas de vidas, estamos prevendo que mais uma vez os governantes das 3 esferas voltem a desembarcar nos locais afetados (estradas obstruídas) chegando em seus reluzentes helicópteros e cercados pelas elegantes comitivas de mais de 90 «aspones» (somando tudo) desocupados para «aplaudir» (a imprensa comprometida também estará lá para montar as manchetes favoráveis do dia seguinte) com entusiasmo o manjado discurso similar ao que eu imagino abaixo:

« - Prezados eleitores trouxas, digo, moradores de casas frouxas: mais uma vez a Natureza (a eterna culpada) nos pegou desprevenidos(?) e nos trouxe o enorme pesar de perdermos dignos brasileirinhos dentre os valentes que ajudam a fazer este país crescer (esta é a única verdade que as ratazanas dizem)!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário