sábado, 7 de janeiro de 2012

Futurliner, a real história de um verdadeiro Antigomobilista



Futurliner, a real história de um verdadeiro Antigomobilista


 O Futurliner foi um Onibus Conceito, fabricado pela General Motors para ser utilizado em seus desfiles em eventos de 1940 e 1950.
 Cinco exemplares deste veículo foram adquiridos pelo colecionador americano Mike C. que tinha um projeto de utiliza-los em um conjunto de restaurantes e night club, baseados no Victoria Station, um restaurante com um núcleo central, onde os clientes são atendidos nas mesas dispostas em vagões de carga circundantes.

 As «Parade of Progress» eram Caravanas Itinerantes de Streamliners/ Futurliners que Viajaram os Estados Unidos entre 1936 até meados de 1956.
 Joe Bortz, antigomobilista, colecionador de automóveis, protagonista desta história, famoso por recuperar carros conceito, convenceu o amigo Mike a vende-los para que fossem restaurados.

 Foram fabricados 6 Streamliners e em 1936 iniciou-se a «Caravan of Progress». Em 1941 foram substituídos pelos Futurliners e passou a se chamar «Parade of Progress».
Inicialmente, Bortz utilizou seus Futurliners em seus empreendimentos como objetos de «decoração», mesmo sem restaura-los. Com o passar do tempo foi se convencendo que seria muito oneroso recuperar todas as 5 unidades, que representavam praticamente metade da frota construída pela GM.


 Por fim decidiu, oferecer para outras pessoas que poderiam realizar a tarefa de preservar e, finalmente, restabelecer a frota. Quatro dos ônibus foram transferidos para particulares, incluindo dois canadenses, o mais caro por U$ 1.800,00.


 O quinto Futurliner foi transferido para o National Automobile Museum & Truck, em Auburn, Indiana onde foi totalmente restaurado e hoje percorre todo o país.


 Tendo salvo os cinco veículos Joe Bortz se orgulha de preservar uma parte da história do automobilismo em um dos períodos mais importante do design automotivo americano.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário