domingo, 8 de janeiro de 2012

COLUNA do Prof. Menegatti - Melhorando as condições de venda!; Enigmas do consumo...



COLUNA do Prof. Menegatti - Melhorando as condições de venda!; Enigmas do consumo...

Melhorando as condições de venda!

 Exposição: se uma loja quiser divulgar um produto, deverá exibi-lo ligeiramente a direita do cliente. Estudos apontam que a maioria das pessoas é destra e se movimentam invariavelmente para a direita e também estendem o braço na mesma direção. Portanto, se você estiver expondo marcas novas de roupas por exemplo, a marca mais famosa deverá ficar exatamente no centro, e a marca que você está querendo realmente divulgar, logo à direita.

Vitrines: a maioria das vitrines é projetada como se o cliente estivesse sempre de pé olhando de frente, o que quase nunca acontece. Uma boa dica, é que, já que andamos como dirigimos, para a direita, as vitrines deveriam geralmente ser inclinadas para a esquerda. Essa simples mudança aumentaria instantaneamente o número de pessoas que de fato veriam nossos produtos.

Enigmas do consumo...

 Como se assegurar de que todas as mensagens estejam no local apropriado? Como criar cartazes que as pessoas leiam? Como criar mostruários que atendam a todos esses clientes e como assegurar que cada perfil de clientes percorra e deseje percorrer toda a loja?

O perfil do público de uma livraria de um shopping, por exemplo, muda a cada período. Pela manhã, a maioria dos clientes é idosa e mães com carrinhos de bebê. à tarde, adolescentes saindo da escola, de modo que deveria haver livros sobre esportes, música pop e outros assuntos de interesse dessa faixa. Após as seis, o pessoal que sai dos escritórios, com o perfil de livros mais para negócios. Mudar o display a cada período fica difícil, mas que tal grandes displays cilíndricos e giratórios dependendo da hora do dia e dos livros a serem mostrados.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário