domingo, 29 de janeiro de 2012

Franklin Cascaes por correspondência - De Arlete Deretti Fernandes



Franklin Cascaes por correspondência - De Arlete Deretti Fernandes

CAPITULO I
1.2. A CARTA DESDE A ANTIGUIDADE

 A Epistolografia é constituída de obras escritas em forma de cartas e conservadas por seu valor histórico, filosófico, literário ou documental e que foi conservada e publicada.

O uso da carta é encontrado entre todos os povos antigos. Na Grécia e em Roma as cartas eram escritas em lâminas ou tabletes de cera que eram dadas ao escravo para que as lessem. Escreviam por meio de um estilete, era gravada em um só lado da lâmina, que era envolvida por uma fita, a qual, no extremo levava o carimbo. Na parte externa era gravado o endereço. Mais tarde foi adotado o papiro ou charta, conhecida desde o tempo de Alexandre Magno, composta de duas folhas atravessadas por um cordão, que terminava em nó, com um carimbo.

Os escravos que cuidavam da correspondência eram chamados de amanuenses ou epistolis a manu. Durante a Idade Média foi usado o pergaminho, substituído no século XIV pelo papel. A missiva sempre vinha protegida pelo sigilo, amarrada por uma fita ou com um lacre.

A carta tem caráter íntimo ou confidencial. As informações ali contidas fazem parte do espaço privado, que é íntimo ou confidencial. Dela fazem parte a pessoa que escreve, o destinatário e quando muito se fala de uma terceira pessoa. A carta é uma conversa com alguém que está ausente. Nela escrevemos o que lhe diríamos se o destinatário estivesse presente. Há mudanças de acordo com a época, geralmente traz notícias do cotidiano, da vida política e social, reflexões, confidências e expressões de sentimentos.

As cartas podem ser dirigidas a um destinatário real ou fictício. As cartas destinadas a um destinatário real têm dois aspectos: o documental e o literário. As cartas são muitas vêzes consideradas como parte integrante da obra do autor, pois é comum encontrarmos as cartas publicadas junto à obra completa.

Há uma quantidade enorme de cartas de pessoas notáveis que foram publicadas..

As Cartas de Horácio, Cícero, Virgílio e Sêneca são consideradas obras primas da Literatura latina e universal.


Sem comentários:

Enviar um comentário