sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

João Galante sings - «Jazz'n'Blues a la carte»



João Galante sings - «Jazz'n'Blues a la carte»
Trinta anos depois das primeiras incursões nas grandes músicas do outro lado do Atlântico, numa espécie de tributo a todas as suas influências, em «jazz’n’blues a la carte», o pianista e compositor João Galante revisita com carisma e paixão os eternos temas de Memphis Slim a Bill Withers, de A. Jarreau a H. Connick Jr. num espectáculo de piano e voz, a solo ou em trio, vibrante e inesquecível.

«Tradicionalmente, um crooner era um cantor de baladas e de músicas populares. A expressão teve até uma conotação pejorativa. No entanto, nomes como Sinatra, Bing Crosby ou Bennett elevaram o canto masculino, através do precioso repertório do American Songbook, ao estatuto de arte.

Pois bem, ao conciliar a ideia de «state of the art» que, como vimos, a palavra crooner encerra, com o refinamento técnico e o sentido musical de pianista dotado e evoluído, João Galante dá-nos aquilo a que os anglo-saxónicos chamam «artistry» - que, neste caso, nos faz recuar até nomes como Fats Waller ou Nat Cole. De forma única e muito pessoal.»

Manuel Soares

(ex-dir.art.Loulé Jazz Fest.)


Sem comentários:

Enviar um comentário