sábado, 21 de janeiro de 2012

COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana - Noticias da Semana



COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana - Noticias da Semana

Pagamentos através de cartão, Internet ou telemóveis: menos obstáculos

Comprar um bilhete de comboio virtual ou pagar uma dívida a um amigo com o telemóvel, comprar artigos de mercearia em linha, fazer pagamentos com o cartão de débito no estrangeiro - a forma como os cidadãos europeus fazem e pagam as suas compras está a mudar radicalmente. Um sistema de pagamentos seguro, transparente e integrado em toda a UE permitiria a utilização de meios de pagamentos mais eficiente, modernos e seguros - para benefício dos consumidores, dos comerciantes e dos prestadores de serviços de pagamento. A Comissão pretende, com a consulta relativa ao Livro Verde adotado a 11 de Janeiro, que as partes interessadas indiquem quais são, na sua opinião, os principais obstáculos a uma maior integração do mercado e o modo como poderão ser ultrapassados. O prazo para apresentação das contribuições decorre até 11 de abril de 2012. Desenvolvimento em IP/12/11, MEMO/12/6.

Comércio eletrónico: plano de ação com vista a duplicar volume até 2015
A Comissão adotou a 11 de janeiro, no âmbito da Agenda Digital e do Ato para o Mercado Único, e em resposta ao pedido do Conselho Europeu no sentido de apresentar um roteiro para a conclusão do Mercado Interno digital até 2015, uma comunicação que apresenta 16 ações concretas destinadas a duplicar, até 2015, a quota-parte do comércio eletrónico nas vendas de retalho (atualmente de 3,4%) bem como a da economia da Internet no PIB europeu (atualmente inferior a 3%). Desenvolvimento em IP/12/10, MEMO/12/5.

Natalia, Thijs, Tara, Milena ... os satélites Galileo adotam os seus nomes
Mais de 16 000 crianças de toda a UE participaram no concurso de desenho Galileo, cujos laureados darão os seus nomes aos satélites do programa Galileo que serão lançados no espaço. Os vencedores serão anunciados nas cerimónias de entrega dos prémios que decorrerão nos Estados-Membros durante as próximas semanas. Desenvolvimento em IP/12/15.


Sem comentários:

Enviar um comentário