domingo, 1 de janeiro de 2012

Santas Casas da Misericórdia Origem, história e atualidade - Por: Arlete Piedade



Santas Casas da Misericórdia Origem, história e atualidade - Por: Arlete Piedade

 As Santas Casas de Misericórdia são uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos. Sua orientação remonta ao Compromisso da Misericórdia de Lisboa.

Origem em Portugal

 A instituição remonta à fundação, em 1498, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo Frei Miguel de Contreiras (1498 - ?), com o apoio da rainha D. Leonor, de quem era confessor.

Destinada inicialmente a atender a população mais necessitada (alimentar os famintos, assistir aos enfermos, consolar os tristes, educar os enjeitados e sepultar os mortos), mais tarde passou ainda a prestar assistência aos «expostos» - recém-nascidos abandonados numa roda para que não se conhecessem os pais. Essa obrigatoriedade foi confirmada pelos Alvarás - Régios de 22 de Agosto de 1654 e de 22 de Dezembro de 1656.

Atualmente, a instituição está presente em todo o país, sendo a de maior porte a de Lisboa, que se encontra no Largo Trindade Coelho, entre o Chiado e o Bairro Alto. Este largo é denominado popularmente como Largo da Misericórdia ou Largo do Cauteleiro, devido à estátua representando um cauteleiro no largo, que evoca a lotaria e os jogos organizados pela Santa Casa.

Tendo o Estado português concedido à instituição o direito de monopolizar o jogo no país, obtém recursos das seguintes lotarias: EuroMilhões, Totoloto, Totobola, Loto 2, Joker, Lotaria Clássica, Lotaria Popular e Instantânea.

Leia este tema completo a partir de 2/1/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário