domingo, 11 de setembro de 2011

Três trabalhos de Varenka de Fátima Araújo - A Arte e a Natureza (Poema); Dança na Praça (texto/crónica); Juazeiro, Juazeiro (texto/crónica)



Três trabalhos de Varenka de Fátima Araújo - A Arte e a Natureza (Poema); Dança na Praça (texto/crónica); Juazeiro, Juazeiro (texto/crónica)


A Arte e a Natureza

Aprender a ver a natureza
A harmonia das cores
Sem regras e convenções
A energia potencial do movimento
Pela paz
Das composições em igualdade
O mar com tons mutantes
A terra que muda de cor
Na balança real das ações da vida
Pela paz

Dança na Praça
Quem quer se divertir no domingo. Tem um endereço certo, a praça Almeida Couto.
A praça no seu retângulo tem o colégio Salesiano a sua direita, casa comercial e farmácia, supermercado a esquerda. Na frente a famosa biblioteca Monteiro Lobato, da cidade de Taubaté, foi um grande tradutor, contista, ensaista e escritor.
Sua criação o sítio do Pica pau Amarelo é a mais conhecida. A biblioteca fica praticamente na praça. O sol sempre brilha nesta terra. As pessoas com roupas coloridas, posição social não conta, uma mistura de raças, fazem o colorido ofuscar.
Uma pequena orquestra, do lado direito da biblioteca Monteiro Lobato, ao vivo com música de salão, e os pares formado por dançarinos da terceira idade, as dançarinas com roupas de seda, cetim nas cores verde, preto, vermelho, azul, meias finas e sapatos altos, bastante maquiagem, penteadas. Casais de fino trato. A matinal vai até às 12:00 hs. O sol está quente e o sangue esquentando.

Juazeiro, Juazeiro
Antigamente com poucas casas, tinha um imenso juazeiro, coberto com árvores e dois grandes Jatobás, alguns catolés.
Tempos idos, sem energia elétrica, não tinha água encanada, tanta pobreza, era um distrito do Crato. Situado ao sul do estado do Ceará.
O padre Cícero deixou o Crato em 11 de abril de 1872 fixando residência no Juazeiro. Tinha uma missão a cumprir. Fazer o Juazeiro uma cidade religiosa, prospera e histórica. Cativou o povo descrente.
Com a chegada do baiano Dr. Floro Bartolomeu prefeito juntamente com Padre Cícero demarcaram com suas próprias mãos, as ruas São Pedro, São Paulo, da matriz, entre outras.
O comercio, o Padre Cícero chamou um dos seus afilhados e mandou que comprasse um relógio e desmontasse e montasse novamente, o rapaz ensinaria os outros rapazes para que tivessem trabalho.Surgiu a primeira relojoaria. O comercio deu certo.


Sem comentários:

Enviar um comentário