domingo, 11 de setembro de 2011

SINDROME DE DOWN - Texto de Florisbela Bauer        



SINDROME DE DOWN - Texto de Florisbela Bauer        

A pessoa com síndrome de Down possui dificuldade de adaptação social: atraso no desenvolvimento mental (de leve a moderado) e motor; e crescimento físico lento. Cessando numa idade mais precoce.
A dificuldade de adaptação social rápida a novas situações e ambientes, causa dificuldades no aprendizado e lentidão na realização de novas propostas.

A síndrome de down ou trissomia dos 21 é sem dúvida o distúrbio cromossômico, mas comum e a mais comum forma de deficiência mental diagnosticada ao nascimento ou logo depois por suas características dismórficas, que variam entre os pacientes, mas produzem um fenótipo distintivo.

Os pacientes apresentam baixa estatura e o crânio apresenta braquicelalia com occipital achatado. O pavilhão das orelhas é pequena e dismórfico. A face é achatada e arredondada, os olhos mostram fendas palpebrais e exibem mandas de brushfeld ao redor da margem da Iris.

A boca é aberta, muitas vezes mostrando a língua sulcada e saliente. As mãos são curtas e largas freqüentemente com uma única prega palmar transversa. Os pés mostram um amplo espaço entre o primeiro e o segundo dedo. Síndrome de down e Mongolismo são à mesma coisa.
Como o termo Mongolismo é pejorativo e por isso inadequado. Passou-se a usar Síndrome de Down ou trissomia.

Todas as pessoas estão sujeitas a ter um filho com Síndrome de Down. Independente da raça ou condição sócio-econômica. No Brasil acredita-se que ocorram um cada em cada 600 nascimentos, isso quer dizer que nascem cerca de oito mil bebês com Síndrome de Down por ano.
Diferente do que muitas pessoas pensam a Síndrome de down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre por ocasião da formação do bebê. Todos os seres são formados por células. Essas células possuem em sua parte central um conjunto de pequeninas estruturas que determinam as características de cada um, como: cor de cabelo, cor da pele, altura etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário