quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana



COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana

Literacia: comissária junta-se a ministra e a princesa dos Países Baixos numa campanha

A Comissária Europeia da Educação, da Cultura, do Multilinguismo e da Juventude, Androulla Vassiliou, juntou-se à Ministra neerlandesa da Educação, da Cultura e da Ciência, Marja van Bijsterveldt, e à Princesa Laurentina dos Países Baixos, que preside ao grupo de peritos de alto nível sobre literacia da Comissão, numa sessão de leitura com jovens alunos da International School de Haia a 6 de Setembro. O evento integrou-se na Semana da Literacia dos Países Baixos, organizada no âmbito do Dia Internacional da Literacia (8 de Setembro). Desenvolvimento em MEX/11/0905.

Julho de 2011: volume das vendas do comércio retalhista sobe 0,2% na zona euro e na UE

Em Julho de 2011, em comparação com Junho de 2011, o volume das vendas do comércio retalhista aumento 0,2% tanto na zona euro como na UE. Em Junho, o comércio retalhista tinha aumentado respectivamente 0,7% e 0,5%. Em Julho de 2011, em comparação com Julho de 2010, o índice das vendas diminuiu 0,2% nas duas zonas. Desenvolvimento em STAT/11/126.

Estimativas relativas ao segundo trimestre de 2011: PIB da zona euro e da UE sobe 0,2%

Ao longo do segundo trimestre de 2011, o PIB da zona euro e da UE aumentaram 0,2% em relação ao trimestre precedente, segundo as segundas estimativas publicadas pelo Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia. Ao longo do primeiro trimestre de 2011, a taxa de crescimento tinha sido de +0,8% na zona euro e de +0,7% na UE.
Em comparação com o segundo trimestre de 2010, o PIB registou um aumento de 1,6% na zona euro e de 1,7% na UE durante o segundo trimestre de 2011, contra +2,4% nas duas zonas no trimestre precedente. Desenvolvimento em STAT/11/127.

Energia: falar a uma só voz para melhor defender os interesses da UE no estrangeiro

Nos mercados mundiais da energia, altamente voláteis hoje em dia, é essencial, para garantir a segurança do aprovisionamento energético da UE, uma coordenação adequada dentro de portas e a assunção de uma posição forte e assertiva no estrangeiro. A Comissão adoptou a 7 de Setembro uma Comunicação relativa à segurança do aprovisionamento energético e à cooperação internacional, que estabelece pela primeira vez uma estratégia global para as relações externas da UE no domínio energético. Desenvolvimento em IP/11/1005.




Sem comentários:

Enviar um comentário