quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Clássico do Cinema: O Tubarão – Jaws



Clássico do Cinema: O Tubarão – Jaws
Em 1975, o realizador Steven Spielberg levou ao ecrã a novela campeã de vendas de Peter Benchley, e fê-lo com uma incrível intensidade e um angustiante suspense. «Tubarão», um dos filmes de maior sucesso da história do cinema, marcou para sempre os espectadores de todo o mundo (e os banhistas das praias…), aterrorizando apenas com estas palavras: «Não entre na água».

Sinopse:
A pacífica comunidade estival da ilha Amity está a ser aterrorizada: há algo a atacar os banhistas. Já não se pode gozar o Sol e o mar como antes e o medo que se está a alastrar está a afectar o número de turistas que normalmente são atraídos à ilha.
A ameaça que todos temem é um gigantesco tubarão, que será implacavelmente perseguido pelo xerife Brody, o cientista Hooper e o marinheiro Quint.
Uma vez instalado o pânico, Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw unem esforços na luta desesperada para acabar com as quase três toneladas do terrível assassino branco.

Crítica:
A partir de 1975 tomar banho no mar deixou de ser algo que façamos sem pensar duas vezes. Foi este o ano de lançamento de Jaws, conhecido no nosso país como O Tubarão, o thriller que conseguiu explorar como nenhum outro o nosso medo inconsciente e primário do desconhecido/ conhecido.
«Jaws» baseou-se no romance homónimo de Peter Benchley, que viria a ser também o argumentista do filme, o qual partira de ataques reais de um tubarão no início do século XX. Nesta adaptação para a grande tela, Jaws é a história de um enorme tubarão branco que ataca mortalmente os banhistas de Amity Island.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário