sábado, 10 de setembro de 2011

COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana



COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticias da Semana e Agenda da Semana
Catherine Ashton em Israel e nos Territórios Palestinos Ocupados

A Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão, Catherine Ashton visita este fim de semana Israel e os Territórios Palestinos Ocupados a fim de renovar o seu apelo a um regresso à mesa de negociações e à urgente realização de progressos no processo de paz do Médio Oriente. Desenvolvimento em MEX/11/0829.

Terminais self-service mais acessíveis para todos

Um projecto financiado pela UE visa introduzir terminais self-service, como máquinas de venda automática de bilhetes para os transportes públicos ou quiosques de informação ao público e distribuidores de dinheiro, mais acessíveis para quem tenha deficiência (1 em cada 6 europeus) ou para os 87 milhões de europeus de mais de 65 anos. Desenvolvimento em IP/11/992

Agosto de 2011: indicador do clima económico volta a descer na zona euro

O indicador do clima económico da zona euro desceu pelo sexto mês consecutivo em Agosto de 2011. O actual nível do indicador permanece positivo, mas a queda acentuada registada desde Março sugere que a indústria da zona euro entrou numa fase de moderação do crescimento. Desenvolvimento em IP/11/995.

Agosto de 2011: indicador de sentimento económico volta a descer na UE e na zona euro

Em Agosto, o indicador de sentimento económico desceu 5 pontos para 97,3 na UE e 4,7 pontos para 98,3 na zona euro. Esta redução decorre de uma deterioração do sentimento em todos os sectores, registando-se perdas de confiança particularmente acentuadas nos serviços, no comércio retalhista e entre os consumidores. Apenas o sector da construção na zona euro registou uma melhoria. Desenvolvimento em IP/11/994.

Ambiente: avaliação do 6.º Programa de Acção indica progressos na política mas lacunas na aplicação

Ao longo da última década, o Sexto Programa Comunitário de Acção em matéria de Ambiente permitiu que a legislação abordasse quase todos os sectores relativos ao ambiente, um facto que a avaliação final do Programa (2002-2012), adoptada a 31 de Agosto, atesta. Os passos mais marcantes no domínio ambiental durante os últimos dez anos foram a ampliação da rede Natura 2000, que cobre já quase 18% da área terrestre da UE, a adopção de uma política abrangente para as substâncias químicas e a acção política relativa às alterações climáticas. Todavia, há ainda progressos a fazer no tocante à concretização dos objectivos e regras acordados a nível da UE e no melhoramento da protecção da biodiversidade, do solo e da qualidade da água. A dissociação entre utilização de recursos e crescimento económico não conduziu a um decréscimo da utilização geral dos recursos. Desenvolvimento emIP/11/996.


Sem comentários:

Enviar um comentário