domingo, 4 de dezembro de 2011

Poesia de José Brites Marques Inácio - GEOMETRIA PLANA; IN PARADISUM; COMBATENTE DE INVERNO (Ou insana voz na noite)



Poesia de José Brites Marques Inácio - GEOMETRIA PLANA; IN PARADISUM; COMBATENTE DE INVERNO (Ou insana voz na noite)
 
 GEOMETRIA PLANA
 (JBMI)

 A recta existe entre dois pontos.
 Ou o seu segmento.
Também a vida existe entre dois batimentos.
 Ou o seu deslumbramento.
 Sobrevive-se entre dois ermos:
 O milagre e o desabamento.
 A geometria cheia de vida aplana-me,
 intersecta-me por um momento.
 Refulge-me o sol entre sombras

IN PARADISUM
 (JBMI)

 Nutrem remorsos, os frutos?
 Talvez os mais rubros de sequeiro
 não os verdes de píncaro inteiro
 sem poderem cair de maduros.
 Os pomares são seguros?
 é tal a sede que me traz romãs
 que nem a folha d' alperce trava
 a carícia grácil que a sesta leva
 no doce amar das manhãs.
 Amores de verão à sombra,
 como carícias de inverno ao sol,
 são flores imensas, primavera,

COMBATENTE DE INVERNO
 (Ou insana voz na noite)

 (JBMI)

 Perguntas-me como vou
 ao que respondo:
Em carro de mulas bravas,
 por lameiros proscritos
 e azinhagas exíguas.
 Ah... Vou bem,
tão bem
 que já me não aflige
 o pau da roupa da vizinha
 nem a promissória vencida.
 Encontrei a roda dos dias
 esquecida no entulho
 vazado por incertos.

Leia este tema completo a partir de 5/12/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário