domingo, 11 de dezembro de 2011

Jornal Raizonline nº 150 de 12 de Dezembro de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Vendo Mapas e a nossa amplitude



Jornal Raizonline nº 150 de 12 de Dezembro de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Vendo Mapas e a nossa amplitude

 Se olharmos ao Mapa colocado logo aqui à nossa esquerda veremos que contando desde o dia 7 de Março deste ano por países que temos cerca de 7.500 leitores brasileiros, cerca de 7.000 portugueses e logo a seguir cerca de 2.500 originários dos Estados Unidos.

Antes de mais compete dizer que estes Mapas da Flag Counter contam IP's (os «números de telefone» dos computadores) e que não os repetem, quer dizer que, grosso modo, cada um dos números ao lado representa um computador. Ressalva-se os casos em que os IP's são flutuantes (ou seja, não são fixos) onde existe a possibilidade de um dado computador adquirir ao entrar na rede Net números de identificação diferentes contando assim como dois ou mais computadores neste mapa.

Ora, por princípio essa flutuação só acontece em casos relativamente raros que não vale a pena estar aqui e enumerar: uma mudança de modem, por exemplo e só como exemplo gera em principio um novo número.

Ao contrário do que se pensa os computadores não são inteligentes e em certo sentido seguem sempre o mesmo caminho de rede a menos que encontrem obstáculo ou diferença. Mas o que interessa aqui é que por exemplo o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes e Portugal tem 20 vezes menos e que apesar dessa diferença abissal de população os números que o Mapa apresenta não estão assim tão longe.

Se neste caso se pode fazer este tipo de reparo, o mesmo já não acontece com o Estados Unidos, povoado por falantes de língua portuguesa seguramente em menor número que 5 milhões por exemplo. A seguir vêm a Holanda e a Bélgica com números bem mais pequenos.


Sem comentários:

Enviar um comentário