Natal e Natalidade - Por Arlete Piedade
Natalidade deriva da palavra natal, e significa o número de nascimentos ocorridos durante um determinado período. Logo natal significa nascimento. Cada vez que uma criança nasce, existe natal.
Mas o Natal como o conhecemos e celebramos, pretende festejar o nascimento de uma criança muito especial: - Jesus Cristo!
Jesus e as mensagens que nos deixou de amor e solidariedade entre os homens que são todos irmãos, porque filhos do mesmo Deus.
Então pelo Natal a mensagem principal e os festejos deviam centralizar-se em relembrar e praticar os seus ensinamentos contidos nas palavras que nos deixou. No entanto ao longo dos séculos, a festa do Natal foi-se adulterando, recolhendo e integrando símbolos de outras religiões e culturas, até se transformar no que é hoje:
- Uma festa essencialmente de consumo, de ostentação, de significados ocos e hipócritas, que se pretendem fazer crer á sociedade como verdadeiros e que passado o Natal, todos arquivamos de novo até ao próximo Natal!
A famigerada crise de que tanto se fala e tanto se culpa, pelos desaires económicos, do nosso país e do mundo em geral, devia servir para a reflexão, de todos nós e de quanto temos esbanjado em objetos inúteis, em prendas que apenas serviam para afagar a nossa vaidade, enquanto tantas crianças, que não pediram para nascer, nem imaginam que existe algo como o Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário