sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

José Varzeano - Banda de Alcoutim (1873)



José Varzeano - Banda de Alcoutim (1873)

A Câmara Escura de hoje apresenta a fotografia mais antiga até agora publicada e isso é possível, mais uma vez, por deferência do alcoutenejo José Madeira Serafim. Foi tirada há 138 anos!
 Ao contrário do que na maior parte das vezes acontece, esta está datada e identificada e pena é que faltem os nomes dos músicos.

 Segundo o que se pode ler no verso, a fotografia foi tirada em Alcoutim no dia____de Novembro de 1873 e é assinada por J.C. Torres, certamente, por ser o seu proprietário.
 Qual a razão para estar datada relativamente ao mês de Novembro, ainda que não indique dia? Se fosse Dezembro, isso sim, levar-nos-ia a pensar no dia 1 (Restauração da Independência) ou 8 (Nª Sª da Conceição), dias de muita nomeada, por razões plausíveis nesta pequena vila.

Em Novembro, só o dia de Todos os Santos ou de Finados consideramos viáveis e isto se o conjunto estivesse habilitado à execução de peças compatíveis com essas datas. O dia de S. Martinho, 11 de Novembro, não o encontro como significativo no concelho.
 Convirá referir que J. C. Torres significa João Cesário Torres, que foi irmão mais velho de Manuel António Torres que já referimos em várias ocasiões e que «herdou» do pai as funções políticas de Recebedor de Fazenda e que mais tarde deram origem a uma carreira profissional designada por Tesoureiros da Fazenda Pública.

Juntamente com o P. António José Madeira de Feitas veio a fazer parte de uma comissão escolar no sentido de tomar decisões sobre esta área. Não o «encontrámos» desempenhando funções de Presidente da Câmara ou mesmo vereador, tal como Administrador do Concelho lugares que foram desempenhados por vários membros da sua família.
 
Deu o seu contributo à Santa Casa da Misericórdia mas nunca como Provedor.
 Veio a casar muito tarde tal como o irmão.

Atendendo a que adquiriu a fotografia, admitimos que nela esteja enquadrado, mas isto é só no campo das suposições.



Sem comentários:

Enviar um comentário