sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Brontë - Por Virginia Teixeira- Emily Brontë



Brontë - Por Virginia Teixeira- Emily Brontë

Emily Jane Brontë, a irmã Brontë de minha clara predilecção, nasceu a 30 de Julho de 1818.

Em 1824 entra no colégio interno juntamente com Charlotte, Maria e Elizabeth. Após a morte das duas irmãs mais velhas Emily e Charlotte são trazidas para casa e a educação delas passa a ser proporcionada maioritariamente pelo reverendo e pela tia, sendo posteriormente responsabilidade de Charlotte quando regressa da escola de Roe Head.
Embora seja conhecida como a irmã mais misteriosa e reservada, de quem pouco se sabe, há dados em relatórios escolares da época da introdução no ensino que a apontam como uma rapariga alegre e audaciosa. Com o tempo, no entanto, possivelmente devido à morte das irmãs, esta alegria parece ter-se findado e a grande paixão de Emily tornou-se passear pelas charnecas da zona, geralmente acompanhada pelos muitos cães que viveram com a família ao longo dos anos.

Tive pessoalmente a possibilidade de visitar essas mesmas charnecas (infelizmente não acompanhada por cães), de vislumbrar os campos aparentemente infinitos da zona rural onde Haworth se encontra, e atesto que a beleza e a liberdade proporcionada pelo lugar o tornam mais do que meritório de um passeio.
 
Fiz o meu percurso com Emily na mente, reflectindo sobre a sua vida e sobre o que a teria motivado a escrever um romance como «Monte dos Vendavais», uma das grandes questões da literatura das Brontë.


Sem comentários:

Enviar um comentário