sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Comemorações do Dia da Freguesia da Sé - Faro



Comemorações do Dia da Freguesia da Sé - Faro
Teve lugar no passado dia 2 de Fevereiro a Comemoração do Dia da Freguesia da Sé - Faro.

O Programa comemorativo teve inicio às 17,30 horas no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa com uma Sessão Solene em que intervieram vários oradores e foi feita a Homenagem a algumas personalidades farenses.

Esta Sessão Solene foi gravada ao vivo pelo Jornal Raizonline, pelo que se coloca aqui essa mesma gravação. Seguiu-se, já à noite, às 21,30 no Edifício do teatro Lethes a representação pelo Grupo de Teatro Lethes da Peça «Fado e Poesia» e a actuação do Grupo Artístico de Danças e Cantares «Barvê Ukrâine».

Historial da Freguesia da Sé de Faro

A designação de Santa Maria de Ossónoba remonta ao século X, ocasião em que, sob o domínio muçulmano, surge um pequeno reino, cuja capital era o núcleo urbano, da actual cidade de Faro, conhecido por Vila -Adentro.
De anotar que a primeira representação iconográfica da cidade de Faro remonta ao século XIII e mais concretamente ao reinado de Afonso X, o Sábio, estando a cidade representada no Cancioneiro das Cantigas de Santa Maria.

Após a Reconquista foram necessários alguns anos para resolver a discórdia entre Portugal e Castela sobre a posse definitiva do Algarve. Em 1266 foi concedido foral a Faro. A partir de então a freguesia de Santa Maria de Faro passou a abranger não só o núcleo urbano, mas também todo o concelho.



Sem comentários:

Enviar um comentário