sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fonseca Domingos - O Poeta



Fonseca Domingos - O Poeta 
José Maria da Fonseca Domingos, (1936-2002), natural de São João da Venda, Almancil, concelho de Loulé, emigrou aos 18 anos para a Venezuela onde conheceu a obra de Ruben Dario e Alfonsina Storni. Para além disso, era admirador de Pablo Neruda e Bocage.

Regressado a Portugal, ingressou no Ministério da Segurança Social, trabalhando na área administrativa, mas nunca deixando de escrever.
Em 1987 começou a concorrer regularmente a certames literários, tendo sido distinguido em Portugal e no Brasil, contando mais de duas centenas de prémios.
Tem trabalhos seus em diversas colectâneas, nomeadamente nas áreas da poesia e do conto. Publicou seis livros de sonetos e outros poemas, incluindo humorísticos.
Tem dois livros inéditos, um deles de contos e vários poemas na Internet.
Foi membro da AJEA, ASORGAL e da AIRA (associações de jornalistas e escritores).
 
Frequentava assiduamente a Tertúlia da Hélice, em Faro. Esta Tertúlia foi fundada em Maio de 1997 por três poetas ligados pela amizade, aos quais se juntaram outros amantes da escrita.
A Tertúlia da Hélice é o mais dinâmico grupo da AJEA (Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve) e conta com dezenas de espectáculos poético - musicais, onde deu a conhecer a poesia que se faz em terras algarvias. Reúne ás segundas e quartas-feiras na Pastelaria A Hélice, em Faro.
Fonseca Domingos faleceu em 09 de Dezembro de 2002, vítima de doença incurável.

Obras Publicadas

Um violino na ramada - 1992

Arranhadelas - 1994

Asas do Vento - 1995

Veredas - 1996

Sem Sol - 1996

Para Além do Bojador - 1999





Sem comentários:

Enviar um comentário