São brasileiros e chamam-se A Banda Mais Bonita da Cidade.
Não têm sequer nenhum disco gravado, mas o vídeo que colocaram no YouTube já foi visto por quase 5 milhões de pessoas.
O grupo é formado por cinco músicos, embora no clipe apareçam mais de 20 pessoas
Em apenas duas semanas, um videoclip produzido por uma banda do sul do Brasil, até então desconhecida, converteu-se num sucesso com quase cinco milhões de acessos no YouTube. O vídeo é apresentado como um trabalho amador, mas está longe de ser um registo descuidado. Por detrás da sua suposta simplicidade, revela-se um trabalho tecnicamente algo elaborado.
Com ritmo leve embalado apenas por voz e violão, A Banda Mais Bonita da Cidade, como o grupo foi batizado, conquistou milhares de pessoas no país sem nunca ter gravado um disco profissional ou sequer ter promovido uma campanha de promoção.
À agência Lusa, o guitarrista do grupo, Rodrigo Lemos, explicou que o clipe foi gravado num fim de semana de fevereiro, quando um grupo de 30 jovens se reuniu na casa de uma amiga na cidade de Rio Negro, no sul do Paraná.
No dia 18 de maio, o teclista Vinícius Nisi publicou o vídeo no seu perfil do Facebook e os amigos começaram a divulgar. Foi apenas o tempo de um intervalo para o almoço.
"Quando ele voltou, a coisa já havia saído do controle, os amigos dos amigos dos amigos estavam compartilhando e nós já não conhecíamos mais quem estava divulgando a música", conta Rodrigo.
Fama acompanhada de críticas
O grupo é formado por cinco músicos, embora no clipe apareçam mais de 20 pessoas.
Rodrigo explica que são todos amigos, que também trabalham com música ou teatro, entre eles Leo Fressato, o compositor da canção "Oração", que embala o vídeo.
Mas a fama repentina veio também acompanhada de críticas, em especial as relacionadas à letra da canção, que se resume a duas estrofes: "Meu amor, essa é a última oração / Pra salvar seu coração / Coração não é tão simples quanto pensa / Nele cabe o que não cabe na despensa e Cabe o meu amor! / Cabem três vidas inteiras / Cabe uma penteadeira / Cabe nós dois".
E assim como o vídeo oficial, diferentes paródias da canção estão a surgir diariamente e receber um número proporcionalmente expressivo de visitantes. A Banda Mais Bonita da Internet, A Segunda Banda mais Bonita da Cidade, A Banda Mais Repetitiva da Cidade, entre outras variações do nome, não param de aparecer.
Lançar um disco com financiamento na Internet
Rodrigo garante, no entanto, que a banda não se importa com o lado negativo da repercussão e diz que todos os dias uma das primeiras coisas que fazem é conferir se há uma nova versão postada.
E não poderia ser diferente, já que as brincadeiras também têm servido para divulgar o grupo, que ainda não possui um disco profissional e pretende lançar seu primeiro CD com produção paga pelos próprios fãs, através de um site de financiamentos na Internet.
No sítio Catarse o internauta pode escolher qual a música que quer no CD e financiar apenas aquela que gostar. "Achamos que esta era a maneira mais democrática", concluiu Rodrigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário