quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cavalhadas de São Pedro, a festa na Ribeira Grande nos Açores

Lazer Outros

Cavalhadas de São Pedro, a festa na Ribeira Grande nos Açores

As Cavalhadas de São Pedro na Ribeira Grande, para além da tradição que representam, constituem um dos pontos altos das festas concelhias que comemoram a elevação da vila a cidade, há 30 anos.
Recriando um torneio medieval, as Cavalhadas são uma manifestação secular, que acontece anualmente na Ribeira Grande, e que leva àquela cidade da costa Norte de S.Miguel, milhares de forasteiros.
O desfile dos cavaleiros, vestidos de branco com capas e faixas vermelhas, tem o seu início no Solar de Mafoma, pelas 11:00 locais, onde segundo o regulamento municipal são avaliados por um jur
Finda a avaliação dirigem-se, cornetas soando, para a Igreja de São Pedro, na Ribeira Seca, onde prestam homenagem ao padroeiro.
Depois, os cavaleiros, "incluindo mulheres e crianças na sua maioria da freguesia da Ribeira Seca", cavalgam até aos Paços do Município, onde haverá "uma embaixada de cortesia junto das autoridades municipais e regionais".
A autarquia decidiu este ano recuperar a velha tradição das Cavalhadas infantis, esperando-se a participação de mais de quatro dezenas de crianças, trajadas a rigor, com traje de cavaleiro e montadas em cavalos de madeira.
As Cavalhadas infantis desfilam a partir das 10:00 locais, de quarta-feira, "com uma embaixada na Igreja de São Pedro, na Ribeira Seca e Igreja dos Frades, rumando depois a caminho dos Paços do Concelho.
As Cavalhadas infantis fazem parte de um projecto educativo do Museu Municipal, e de acordo com a autarquia, o evento pretende "resgatar da memória local, sobretudo das freguesias de Santa Bárbara e de Ribeira Seca, as imitações que o mundo infantil fazia da Cavalhada adulta e despertar as crianças e jovens para a riqueza dessa manifestação etnográfica".
Das festas do concelho, que decorrem até 3 de julho,consta também uma sessão comemorativa, na quarta-feira, onde serão condecoradas cinco personalidades e instituições do concelho, que "se distinguiram pelo significativo contributo na área cultural, social, económico e humanitário".



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário