terça-feira, 31 de maio de 2011

Cinema Português, rodado na Universidade de Lisboa, na Cinemateca

Cinema

Cinema Português, rodado na Universidade de Lisboa, na Cinemateca

A Universidade de Lisboa e a Cinemateca em parceria comemoram o centenário daquela escola de ensino, com um programa de filmes centrado nas representações da Universidade feitas pelo cinema português, que serão exibidos a 25 e 26 de Maio.

Serão eles "Os Verdes Anos", de Paulo Rocha, rodado no espaço que é hoje o da Universidade de Lisboa, e "Odete", de João Pedro Rodrigues, que foi parcialmente rodado no Hospital de Santa Maria.

A sessão tem lugar a 25 de Maio pelas 21:30.
"É a história da iniciação de dois jovens provincianos nos problemas da cidade e do amor" diz o seu realizador, Paulo Rocha.

O primeiro filme de Paulo Rocha é um olhar sobre Lisboa, desencantado, terno e amargo.
É um filme que, juntamente com "Belarmino", de Fernando Lopes, marca o arranque do Cinema Novo Português e o começo de uma nova geração de actores e técnicos do cinema português.
É também indissociável do tema original de Carlos Paredes, na sua primeira composição para cinema.
Conta com as interpretações de Isabel Ruth, Rui Gomes, Ruy Furtado, Paulo Renato

Para dia 26 de Maio, quinta feira está programado o filme de João Pedro Rodrigues, "Odete", com Ana Cristina Oliveira, Nuno Gil, João Carreira, Teresa Madruga, Carloto Cotta
A segunda longa -metragem de João Pedro Rodrigues, é de novo uma história de obsessão e fantasmas, mas também o relato de uma "vontade de amor": Odete, uma rapariga empregada num hipermercado de subúrbio, faz -se passar por “noiva” de um jovem recentemente morto, junto da família deste.
Ao mesmo tempo que se aproxima daquele que era na verdade o namorado do rapaz.
O amor como vampirismo, num filme que faz um especialíssimo uso de Moon River, a canção que Henry Mancini escreveu para Breakfast at Tiffany's



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário