sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"José & Pilar" estreia nos Estados Unidos

Cinema

"José & Pilar" estreia nos Estados Unidos

"Jose & Pilar", que se estreou em Portugal em 2010, chegará aos cinemas norte-americanos em Setembro em data ainda a anunciar, e só assim será possível que seja elegível para os Óscares, os prémios de cinema atribuídos pela Academia de Hollywood, nos Estados Unidos.
Na Internet está a circular uma petição pública, dirigida ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), para que "José & Pilar" seja o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
A petição foi lançada pelo blogue português de cinema Split Screen e soma mais de mil assinaturas.
"Este é um movimento independente, de fãs e admiradores do filme, que têm particular confiança e respeito pelo seu potencial, que se sente verdadeiramente comovido pela sua imensa força emocional, humanista, motivadora", lê-se na petição.
~
Só são candidatos a uma nomeação para os Óscares de 2012 os filmes que estreiam em sala nos Estados Unidos entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.
No caso de Portugal, o candidato a uma nomeação é proposto pelo ICA, de entre todos os filmes de produção portuguesa que tenham tido estreia comercial.
"José & Pilar" já se estreou noutros países como Brasil e Espanha e tem estreia garantida, também em Setembro, em Itália e no México.
Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de Janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia. Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi "Morrer como um homem", de João Pedro Rodrigues.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário