domingo, 27 de novembro de 2011

Ivone Boechat - Isto é Natal?



Ivone Boechat - Isto é Natal?
Muito cuidado com aquele amontoado de gente suada de tanto correr para encontrar um presente, o mais barato possível, com aparência de caríssimo, e berrar o nome do amigo oculto no meio de inimigos declarados! Muito cuidado!

Muito cuidado com essa neurose de casa enfeitada, cheia de estrelas e penduricalhos, tudo piscando, tudo com brilho, para receber pessoas pálidas e carentes, que vieram se abrigar no «refúgio» anual dos parentes para amenizar as dores da saudade, da ingratidão, do abandono, da solidão. Cuidado com o jogo de tiro ao alvo na vida alheia e a munição verbal escondida por detrás de erros nunca perdoados. Muito cuidado!

Muito cuidado com o jantar cuspido e dos pratos trazidos de cada convidado. Coma somente o necessário para fingir que jantou, porque o peso dos molhos e dos musses podem lhe fazer muito mal nessa altura do dia! Você não tem onde cair. Muito cuidado.

Muito cuidado com aqueles parentes para os quais você não pode contar as vitórias retumbantes do ano velho: reduza o brilho das suas conquistas, bote tudo no diminutivo, não conte, é resultado da sua árdua luta... do seu stress pra conseguir as coisas, «eles» acham que você está contando vantagem. Chega também nessa festa reclamando de alguma coisa, nem que seja da sua feiúra, da velhice. Vão adorar a festa!!! Muito cuidado.

Muito cuidado ao falar dos filhos também. Claro, vão perguntar por aquele que lhe dá trabalho, pelo desempregado, pelo folgado, pelo falido, ao invés de elogiar os outros que dispararam na direção do sucesso... Muito cuidado.


1 comentário: